Unidade Demonstrativa de Criação Intensiva de Peixes é lançada no DF

Publicado em 27 de setembro de 2023

Foi inaugurada, pela Emater-DF, nesta terça-feira (26), a Unidade Demonstrativa de Criação Intensiva de Peixes. O objetivo é mostrar aos interessados, tecnologias aplicadas com baixo custo de produção, alinhadas à alta produtividade e sustentabilidade ambiental.

A ação contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, Fernando Ribeiro, que ressaltou que a piscicultura do Distrito Federal merecia esse tipo de iniciativa. “Isso veio para preencher uma lacuna, de termos uma vitrine tecnológica onde os produtores rurais e os técnicos pudessem verificar as tecnologias disponíveis. Esse é um projeto importante para alavancar a piscicultura do DF de uma maneira geral”, ressaltou. 

O presidente do Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS destacou ainda, que o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, realiza um acompanhamento, tanto na área técnica de produção, quanto na parte gerencial, que garante aos agricultores uma produção sustentável e economicamente viável.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, que também participou da ação, disse que o setor do pescado tem um grande potencial, além de ser uma grande alternativa para o aumento da renda dos produtores. “A gente vê o potencial do Distrito Federal e deste país para produção de peixes. O pescado é uma grande alternativa para o pequeno produtor e essa vitrine tecnológica vai ser uma oportunidade para conhecer um pouco mais as tecnologias, desenvolver e transferir esse conhecimento”, disse Schulter.

Após o lançamento da Unidade, foi realizado o Dia de Campo Fazendas Inteligentes na Aquicultura, onde foi possível conhecer as tecnologias na produção intensiva de peixes, sistemas de recirculação de água, utilização de energia fotovoltaica na aquicultura e o uso de sensores inteligentes na produção de peixes.