Sistema FAPE-DF/SENAR/Sindicatos leva saúde a moradores do campo

Publicado em 28 de novembro de 2023

O Programa Saúde da Mulher e do Homem Rural, promovido pelo Sistema FAPE-DF/SENAR/SINDICATOS, foi realizado na Escola Classe do Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho, no dia 25 de novembro.

Durante o evento, foram efetuados aproximadamente 72 atendimentos, incluindo exames preventivos para câncer de próstata (PSA), avaliações ginecológicas, oftalmológicas e testagem para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, houve distribuição de kits de higiene bucal, suporte jurídico e psicológico, palestras informativas e entrega de mudas e sementes nativas.

No contexto das mulheres, o programa visa aprimorar as condições de vida e saúde integral nas áreas rurais, por meio de ações de educação em saúde e facilitação do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em colaboração com a Secretaria de Saúde e outras entidades. As iniciativas concentram-se na educação em saúde, abrangendo prevenção, diagnóstico precoce, questões de gênero, violência doméstica, entre outros, visando controlar fatores de risco que impactam a saúde da mulher rural.

Já para os homens, o programa busca proporcionar oportunidades educacionais para promover a saúde e prevenir doenças nas comunidades rurais, contribuindo para o aprimoramento da qualidade de vida. As ações priorizam a educação em saúde, envolvendo prevenção, diagnóstico precoce, questões de gênero, violência doméstica, entre outros, visando controlar os fatores de risco que afetam diretamente a saúde do homem rural.

A iniciativa contou com parcerias importantes, incluindo o Sesc-DF, Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde-DF, Secretaria da Mulher-DF, Administração Regional de Sobradinho, Seagri-DF, Batalhão Rural, PMDF Escolar, PMDF, Exército, Bombeiros, Justiça Humanitária Social e o Instituto de Popularização do Direito.

Destaca-se que todos os atendimentos oferecidos foram gratuitos, reforçando o compromisso com o acesso à saúde para as comunidades rurais.