Instrutores

São diversos os agentes que atuam no processo de planejamento, operacionalização e avaliação da ação educativa do SENAR, dentre eles o Superintendente, a Equipe Técnicas, os Supervisores, os Instrutores e os Mobilizadores. Cada um com importantes e específicas funções, que se complementam para atender às necessidades do público do SENAR com qualidade.

O agente “Instrutor” é o mediador do conhecimento e da prática profissional junto aos participantes dos eventos. São profissionais multidisciplinares, como agrônomos, veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, artesãos, profissionais da saúde e outros, que são selecionados e passam por um processo de cadastramento, formação e supervisão.

Os Instrutores do SENAR são selecionados no mercado de trabalho a partir da análise curricular e/ou vivência da área técnica, compatíveis com o conteúdo da ocupação/atividade que irão desenvolver. Os selecionados são capacitados na Metodologia da Formação Profissional Rural e da Promoção Social, e para que sejam habilitados, devem se enquadrar como Pessoas Jurídicas para ministrar cursos, treinamentos, oficinas e/ou palestras nas áreas relativas à atuação do SENAR.

A habilitação será realizada para as ações e atividades a serem desenvolvidas, de acordo com as demandas e necessidades do mercado de trabalho rural e da população do meio rural.

A prestação dos serviços de Instrutoria ocorrerá em todo o Distrito Federal, de acordo com a necessidade e demanda pelas ações de Formação Profissional Rural, atividades de Promoção Social e Programas Especiais.

A seleção de candidatos à Instrutoria seguirá as seguintes etapas:

01. Seleção de currículo: os currículos serão recebidos e avaliados pelas coordenadorias de FPR (Formação Profissional Rural), de PS (Promoção Social) e de PE (Programas Especiais) de acordo com as necessidades e exigências do SENAR e conforme as demandas do mercado de trabalho rural;

02. Testes e dinâmicas: o candidato será avaliado por meio de uma “aula” demonstrativa da área que almeja atuar;

03. Capacitação Metodológica: o candidato selecionado nas fases anteriores participará da Capacitação Metodológica realizada pela Assessoria Pedagógica do SENAR;

04. Acompanhamento de treinamentos: após aprovação na Capacitação Metodológica, o candidato terá que acompanhar um treinamento/curso, integralmente, de outro instrutor, indicado pelo SENAR (preferencialmente na área desejada);

05. Supervisão: O primeiro ou o segundo evento ministrado pelo novo instrutor será supervisionado por um técnico do SENAR.