Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF lança segunda turma do Programa Jovem Aprendiz

Publicado em 05 de julho de 2023

O Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, em parceria com a Hartos Agropecuária Cenci, realizou nesta terça-feira (04), a aula inaugural da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz. Foram selecionados dez jovens, de 15 e 16 anos, cursando o ensino médio no Centro Educacional PAD-DF (CED PAD-DF), filhos de funcionários da empresa Hartos, produtores e trabalhadores rurais, que por até dois anos irão participar de aulas teóricas e práticas. Ao fim do Programa, receberão um certificado de supervisores na área de agropecuária.


Segundo o sócio proprietário da Hartos, Alexandre Cenci, o objetivo, além de incentivar outras empresas do meio rural a adotar essa iniciativa, é preparar esses jovens para o mercado de trabalho, e aqueles que tiverem interesse em trabalhar na Hartos, após o fim do Programa, serão contratados. “Essa ação traz oportunidades porque conecta a empresa, a demanda e o mercado de trabalho com os jovens das escolas rurais, capacitando e gerando oportunidades e, através deles, formando profissionais”, destacou Cenci.


O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, ressaltou que a região do PAD-DF é altamente produtiva e referência para o Brasil na agropecuária e que o Jovem Aprendiz vai gerar oportunidades para os estudantes da região. “É um programa de dois anos, onde vamos formar esses jovens como supervisores na área de agropecuária. São filhos de produtores e trabalhadores rurais que terão a oportunidade de ter aulas teóricas e práticas com nossos instrutores e ter a oportunidade de modificar suas vidas, através do Programa Jovem Aprendiz do SENAR-DF”, explicou Schulter.
O diretor do CED PAD-DF, Gildiney Ferreira de Souza, ressaltou que essa parceria com o SENAR-DF e com a Hartos é uma oportunidade para que os estudantes possam continuar atuando na comunidade, desenvolvendo e enriquecendo a região. Segundo ele, é uma alternativa para que os jovens não precisem sair para os grandes centros em busca de oportunidades de trabalho e de educação de qualidade.


Daniel de Jesus Santos, um dos alunos do Programa Jovem Aprendiz, disse estar muito feliz de participar do Programa e que essa é uma ótima oportunidade para os jovens da região. Maria Eduarda Martins Locatelli, outra jovem participante, disse que essa é uma oportunidade para os jovens continuarem no campo para dar continuidade à atividade dos pais.


O Programa Jovem Aprendiz foi criado e organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) com o objetivo de qualificar e inserir jovens e adolescentes no mercado de trabalho.