SISTEMA FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF e Banco do Brasil realizam mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro

Publicado em 01 de julho de 2023

O Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, em parceria com o Banco do Brasil, promoveu nesta sexta-feira (30), no núcleo rural Chapadinha, em Brazlândia-DF, mais uma edição do Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro. Desta vez, o tema abordado foi a Fruticultura. Esse é o segundo dia de campo realizado neste formato em 2023, o primeiro foi sobre bovinocultura.

O Circuito Agro é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), que visa promover a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas à agropecuária.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, destacou que essa é uma iniciativa que acontece em todo o país, onde o SENAR e o Banco do Brasil levam informações técnicas, de manejo, comercialização e de crédito aos produtores rurais. “Hoje tivemos a oportunidade de falar da cadeia da fruticultura, estamos em uma propriedade onde a produtora rural cultiva limão, pitaya, entre outras culturas. Nossos técnicos estão apresentando questões relacionadas à viabilidade técnica, manejo e comercialização dessas culturas, para que os novos produtores ou aqueles que queiram implementar sua produção, possam trocar experiências e orientações com nossos instrutores”, destacou Schulter.

O objetivo do programa é oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em temas como gestão rural, boas práticas agropecuárias, tecnologias aplicadas ao agronegócio, entre outros, de forma a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades.

A produtora rural Sandra Vitoriano, assistida da ATeG do SENAR-DF, e que abriu as portas de sua propriedade para receber o Dia de Campo, lembrou que, muitas vezes, os pequenos produtores não têm oportunidade de se capacitar, mas que iniciativas como essa ajudam a mudar a realidade do campo. “É um dia especial para o homem do campo. Esse tipo de iniciativa traz todo um aparato do Sistema Fape, Senar e Sindicatos para levar aos produtores essas demandas e tirar todas as suas dúvidas”, destacou.

Sandra, que também é presidente do Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do Distrito Federal (Sindifhort), lembrou que a assistência do SENAR-DF fez toda a diferença no modo de produzir e gerir a propriedade rural. “Eu sou atendida pelo SENAR-DF na fruticultura. A assistência técnica do SENAR-DF mudou a minha propriedade, como mudou também as propriedades dos nossos sindicalizados. O produtor às vezes fica perdido no que produzir sem uma orientação e o SENAR está aqui hoje para nos abraçar e nos conduzir para o caminho certo”, afirmou.

O Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro Fruticultura foi dividido em cinco estações que irão tratar dos seguintes temas: cultura da pitaya, cultura do limão, sistema de irrigação, manejo de solo e a viabilidade de mercado da fruticultura no Distrito Federal.

O Instrutor da ATeG do SENAR-DF, Francisco Célio de Sousa, um dos palestrantes do Dia de Campo, mostrou ao público presente a importância da assistência técnica e como uma orientação qualificada pode fazer a diferença na rentabilidade do produtor. “A assistência técnica é muito importante, tanto para aquele produtor que quer iniciar o plantio da fruticultura, como aquele que tem o seu pomar formado. Quem vai iniciar deve procurar o SENAR e seu sindicato para ter uma orientação técnica para conduzir de forma correta o seu pomar. Aquele que está com pomar implementado pode receber orientações para uma condução correta do pomar e para a comercialização. Nos dois casos, a intenção é agregar valor na produção e ajudar o produtor rural a ter lucro”, destacou Célio.

Também esteve presente no Dia de Campo, o assessor técnico do SENAR Nacional, Wilton Francisco de Assis Júnior, que destacou que esse tipo de evento é muito oportuno para o produtor rural, porque envolve duas instituições de grande presença nacional como o SENAR e o Banco do Brasil para levar capacitação e conhecimento técnico ao produtor rural.

O assessor de agronegócios do Banco do Brasil, José Cláudio Silva Conceição, ressaltou que essa parceria é muito oportuna, principalmente com o lançamento do Plano Safra pelo Governo Federal, onde o BB oferece diversos serviços e produtos para o produtor rural. “Além da assistência técnica, o produtor tem a oportunidade de ter uma assessoria financeira do  BB”, destacou.

Durante a ação, o Batalhão Rural da Polícia Militar do DF, falou sobre o Programa Guardião Rural e da importância de todos os produtores participarem.

O Circuito Agro é composto por uma série de eventos realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos do SENAR-DF e do Banco do Brasil, que compartilham conhecimentos e experiências com os produtores rurais e trabalhadores do campo interessados em aprimorar seus negócios.