Sistema FAPE/SENAR-DF realiza 1º Encontro de Mulheres Rurais

Publicado em 01 de junho de 2023

O Sistema FAPE/SENAR-DF realizou, durante a AgroBrasília 2023, o 1º Encontro de Mulheres Rurais. A ação reuniu pecuaristas e agricultoras para debater a participação da mulher no agro, buscar soluções para o setor e tratar de um maior engajamento da mulher.

A superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Bianca Bicalho, ressaltou que as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço e oportunidades no agro e em todos os setores. Ela também desejou um bom evento para todos e agradeceu a participação de todas as autoridades. “Nós mulheres estamos ganhando espaço e oportunidade para mostrar que somos capazes de estar onde queremos estar””, afirmou.

A presidente do Sindicato dos Floricultores, Fruticultores e Horticultores do DF (Sindifhort), Sandra Vitoriano, contou um pouco da sua história, o que a levou ao campo, como ela começou a produzir e também reforçou a importância de se criar novas lideranças femininas no agro.

Também esteve presente, a presidente da Comissão Nacional das Mulheres no Agro da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Stephanie Ferreira, que lembrou que as mulheres são essenciais para o sistema do agronegócio.

O evento contou com a participação da superintendente da Secretaria Federal da Agricultura, do Ministério da Agricultura e Pecuária, Jane Batista, que foi a primeira mulher a ocupar o cargo no órgão federal. “É muito importante esse trabalho junto à mulher no agro”, ressaltou a superintendente do Mapa.

A gestão da carreira também foi abordada durante o encontro. A professora e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF), Halliny Guedes, destacou habilidades em comunicação e falou sobre o cuidado com emoções.

A gerente técnica do SENAR-DF, Paola Pimentel, convidou todas a participarem das diversas capacitações oferecidas pelo SENAR-DF. São cursos que variam de 8 a 40 horas de duração, com certificados na área de horticultura, floricultura e até como tratorista.

Também prestigiaram o evento o presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Ribeiro e sua esposa, Daisy Maria Uchôa Freire Ribeiro e o superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter.

A mulher no agro

No Brasil, o perfil dessas ruralistas é de 60% de graduadas com nível superior e ocupando postos de liderança. No Distrito Federal, 5% das mulheres são donas de propriedades rurais.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Até julho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. É o reconhecimento do trabalho e empenho das mulheres no campo. Na edição de 2022, uma produtora do Distrito Federal ficou entre as 15 selecionadas em nível nacional.

*Com informações da Ascom da AgroBrasília