Sistema FAPE/SENAR-DF e SINDICATOS fazem bonito na AgroBrasília 2023

Publicado em 31 de maio de 2023

O Sistema FAPE/SENAR-DF participou, entre os dias 23 e 27 de maio, da AgroBrasília 2023. A Feira, que é considerada uma das mais importantes do país em inovação e tecnologia para o campo, contou com a participação de 562 expositores, recebeu a visita de mais de 175 mil pessoas e gerou cerca de R$ 4,8 bilhões de reais em negócios.

Durante a Feira, o Sistema FAPE/SENAR-DF, em parceria com o Sebrae-DF realizou uma série de ações em seu estande de mais de 1200m², como palestras, cursos e seminários, recebeu diversas autoridades e produtores rurais, além de um espaço para a comercialização de produtos de produtores artesanais.

O presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Ribeiro, ressaltou a potencialidade do Distrito Federal como vitrine tecnológica para o agro e destacou as altas produtividades de soja, milho e trigo, além da qualidade dos produtos oriundos da agropecuária local. “O Distrito Federal, apesar do quadrilátero ser pequeno, somos referência em vários produtos. Temos alta produtividade de soja e boa parte da nossa produção é destinada para sementes. Temos altas produtividades de milho e a maior produtividade de trigo do mundo é daqui do Distrito Federal. Somos uma vitrine tecnológica e a AgroBrasília demonstra essa potencialidade”, destacou.

“Estamos participando de mais uma edição da AgroBrasília e todos que estão aqui já conhecem o poder do agronegócio do Distrito Federal. Essa edição tem como tema ‘Tecnologia para sustentabilidade’ e a gente vê que a palavra de ordem hoje é sustentabilidade e o agronegócio do DF é exemplo nesse sentido”, ressaltou o presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Ribeiro.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, ressaltou a importância do agronegócio brasileiro como locomotiva da economia e que devemos, cada vez mais, investir na industrialização da nossa matéria-prima para gerar mais riqueza e renda para o nosso país. “O agro está fazendo com que esse país dê certo. É o Agro que está nos sustentando e que vai fazer deste um grande país. Com certeza, dentro de mais alguns anos nós não vamos ser responsáveis por 27% do PIB brasileiro, mas seremos responsáveis por aproximadamente 40% de toda economia do Brasil. Temos a obrigação de mostrar que a vocação que a natureza e Deus nos deu é a de alimentar o mundo”, afirmou o presidente da CNA.

Sistema promove ações para todos os públicos durante a Feira

Durante toda a AgroBrasília, o Espaço Inovação e Negócios no Campo ofereceu diversas atrações para o produtor rural e para os visitantes que conheceram o local. Quem passou pelo nosso estande pode ver a arena digital, com startups do agro que trouxeram inovações para o setor, feira de produtos artesanais, harmonização de produtos tradicionais, óculos de realidade virtual que mostrou como é feito o processo de fabricação de queijos e como funciona um pulverizador autopropelido utilizado para aplicação de produtos nas lavouras. Também foram realizados encontros técnicos, oficinas, reuniões, palestras, entre outras ações que movimentaram o estande do Sistema FAPE/SENAR-DF durante a AgroBrasília 2023.

Feira de produtos artesanais gera renda para dezenas de famílias

Quem visitou o estande do Sistema FAPE/SENAR-DF na AgroBrasília pode saborear diversos produtos da agricultura familiar, comprar artesanato e conhecer o que a agroindústria do DF tem a oferecer. Dezenas de produtos estavam à venda na feira de produtos artesanais montadas no Espaço Inovação e Negócios do Campo. Desde cachaça, mel, charcutaria com salames e embutidos, queijos, artesanatos e mais uma dezena de produtos que puderam ser apreciados pelos visitantes, gerando renda para as famílias de produtores rurais e pequenas agroindústrias que tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos e fazer negócios.

Expositores associados aos Sindicatos ligados ao Sistema FAPE/SENAR-DF também participaram e comercializam seus produtos. Mais de R$ 300 mil reais foram comercializados pelos nossos expositores durante os cinco dias da AgroBrasília.

CLDF realiza homenagens a quem faz a diferença no setor

O deputado distrital Roosevelt Vilela, realizou na AgroBrasília, uma sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A ação contou com a participação de autoridades políticas e do setor, produtores rurais, bombeiros e policiais militares do batalhão de Polícia Rural.

Durante a ação, pessoas que fizeram a diferença no agronegócio do Distrito Federal e que trabalharam na defesa, no fortalecimento e divulgação do setor foram homenageadas com uma Moção de Louvor. Entre os homenageados estavam, a gerente administrativa financeira do SENAR-DF, Simone Elias Machado, e os instrutores do SENAR-DF, Idalina Maria Rodrigues e Arnaldo Ribeiro Cerqueira Lima.

Autoridades prestigiam estande do Sistema FAPE/SENAR-DF na AgroBrasília

Durante os cinco dias da AgroBrasília 2023, diversas autoridades prestigiaram o estande do Sistema FAPE/SENAR-DF e as ações promovidas pela FAPE-DF e pelo SENAR-DF. Estiveram presentes nas ações do Sistema, o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o secretário de Agricultura do DF, Fernando Antonio Rodriguez; o secretário-executivo de Agricultura, Rafael Bueno; o subsecretário de Regularização Fundiária do DF, Antônio Queiroz Barreto; o presidente da Emater-DF, Cleison Duval; o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; a diretora executiva do Instituto CNA, Mônica Bergamaschi; o diretor técnico da CNA, Bruno B. Lucchi; o Superintendente do SENAR-GO, Dirceu Borges; o senador Izalci Lucas; o presidente do Ibram, Roney Nemer; o presidente eleito do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN), José Zeferino Pedrozo; a diretora-superintendente do Sebrae, Rosemary Rainha; o deputado distrital Roosevelt Vilela; o presidente do Instituto Pensar Agro, ex-deputado federal Nilson Leitão; o presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner; o presidente do PGT, Vilmar Angelo; o embaixador de Israel, Daniel Zonshine; o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter; a superintendente da FAPE-DF, Bianca Bicalho, entre outras autoridades do setor.

A AgroBrasília 2024 já tem data para acontecer. Será realizada entre os dias 21 e 25 de maio de 2024 e o Sistema FAPE/SENAR-DF, junto com os SINDICATOS e o Sebrae e demais parceiros, mais uma vez, estará presente nesta, que é uma das mais importantes feiras de agronegócio do Brasil. Não perca a oportunidade de conhecer, fazer bons negócios e desfrutar da riqueza agropecuária do Distrito Federal.