SENAR-DF realiza Treinamento em Irrigação e Fertirrigação na Cultura do Morango

Publicado em 03 de fevereiro de 2018

O treinamento em Irrigação e Fertirrigação, aconteceu no dia 26 de janeiro, na primeira Unidade Demonstrativa do Programa HortifrutiBrasília de Cultivo de Morango, localizada no Núcleo Rural Betinho em Brazlândia. A turma de nove participantes, entre eles, produtores e técnicos, conheceram todas as etapas do processo produtivo: implantação das tecnologias, elaboração dos custos de produção e boas práticas de manejo e nutrição das plantas.

A tecnologia utilizada no processo, pode quadruplicar a produtividade e reduzir o uso da água em até 10 vezes, comparado ao cultivo convencional praticado na região. De acordo com o instrutor do SENAR e engenheiro agrônomo, Ely Alcântara, o objetivo do curso foi avaliar o sistema de irrigação existente na estufa, com medição  de vazão e pressão, para conferir a uniformidade do sistema; manejo da fertirrigação baseado em g/M3 de água,  com ESS – Extrator de Solução de Solo e uso de kits rápidos de análise de solução de solo.

Para o instrutor técnico, a principal dúvida do produtor é saber quando e quanto irrigar. “Neste módulo foi demonstrado o uso de equipamentos de manejo  de irrigação, que permite ver o tempo certo de irrigar, tais como: irrigás e o tensiômetro, bem como, avaliar o equipamento instalado para fins de uniformidade, que é quesito para uma correta fertirrigação”, explicou.

Programa HortifrutiBrasília – próximos passos

Após o desempenho positivo da capacitação para o cultivo semi-hidropônico do morango na unidade piloto, a meta para 2018 é disponibilizar mais nove unidades, que devem trabalhar com as culturas do tomate, pimentão, goiaba, abacate e maracujá. Com foco no melhor uso da água, o projeto visa à capacitação técnica dos hortifruticultores para produzir mais de forma econômica e ambientalmente sustentável.

O Programa HortifrutiBrasília é coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do DF – (Fape-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE –DF).

 

Fonte: SENAR-DF