SENAR-DF realiza Dia de Campo sobre Piscicultura

Publicado em 27 de julho de 2023

O Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, em parceria com o Banco do Brasil, realizou no dia 26 de julho, no Pesqueiro Olimpo, no Gama-DF, mais uma edição do Dia de Campo do Circuito de Treinamento Agro. Desta vez, o tema abordado foi a piscicultura. Esse é o terceiro Dia de Campo realizado neste formato em 2023, o primeiro foi sobre bovinocultura e o segundo sobre fruticultura.

O Dia de Campo tratou de temas como a reprodução e genética na criação da tilápia, nutrição e ração para as diversas fases e etapas da criação, além de duas tecnologias para a produção da tilápia em tanques suspensos e escavados, desde o berçário até a engorda.

Para o superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, esse tipo de evento é importante para que outros produtores possam discutir e conhecer um pouco mais sobre a piscicultura. “É um dia muito interessante para que os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e outros produtores que têm interesse em participar do programa, possam conhecer um pouco mais da cadeia da piscicultura”, explicou Schulter. 

O assessor técnico do SENAR Nacional, Vilton Francisco de Assis Júnior, ressaltou o sucesso da parceria do SENAR com o Banco do Brasil, além do envolvimento dos produtores no Dia de Campo buscando conhecimento e troca de experiências. “Nós vemos essa parceria do SENAR com o Banco do Brasil com muito bons olhos. É uma parceria bem-sucedida e que envolve os diversos elos da cadeia produtiva. São ações que estão somando muito para os produtores. A nossa perspectiva é fechar esse ano com mais de 250 eventos e cinco mil produtores atendidos em todo o Brasil”, afirmou.

A assessora da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Natacha Gracia de Abreu, lembrou que esse é o segundo ano dessa parceria entre o SENAR e o BB e que o Banco está à disposição para apoiar desde o pequeno até o grande produtor. “Essa parceria entre o Banco do Brasil e o SENAR é uma parceria de extremo sucesso. Essa nova safra 23/24 será a maior de todos os tempos e o Banco do Brasil está aí para apoiar todos os produtores rurais”, destacou.

Mercado

Também esteve presente no Dia de Campo, o superintendente da pesca do Distrito Federal, do Ministério da Pesca e Aquicultura, Vitor Andrade, que disse existirem muitos desafios a serem enfrentados no DF. Segundo ele, nós somos o terceiro maior mercado consumidor do Brasil, mas um dos últimos em termos de produção de pescados, e que a superintendência irá concentrar os esforços para aumentar o número de produtores. “Hoje temos um cenário bem desafiador no Distrito Federal, que nós pretendemos superar com a recriação do Ministério da Pesca e todo o apoio que o ministro André de Paula está nos dando. Hoje o DF é o terceiro maior consumidor de pescados do país, mas é apenas o penúltimo estado na questão da produção. Então, a nossa balança está muito desequilibrada e talvez o maior desafio da Superintendência do DF seja equilibrar um pouco essa balança e melhorar a questão da produção”, explicou.

Segundo o técnico do Senar-DF, Fernando Nogueira Camargo, hoje existe um grande mercado consumidor para quem quer produzir, porque apenas 17% do peixe consumido no Distrito Federal é produzido pelos produtores locais, os outros 83% vem de estados como Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, entre outros. “E a tendência desse mercado consumidor é crescer ainda mais”, afirmou.

Produtores aproveitam para trocar experiências e adquirir conhecimentos

O produtor rural Samir Faria de Souza Silva veio ao evento para conhecer um pouco mais dos diversos processos para uma piscicultura sustentável e rentável. Samir está começando um trabalho na sua propriedade e o SENAR-DF irá atendê-lo com a ATeG. “Sou produtor aqui de Brazlândia e nosso carro chefe é a ovinocultura. Agora estamos querendo expandir para a piscicultura, que está vindo muito forte em Brasília. Já criamos alguns peixes e vamos começar a ter o acompanhamento do SENAR-DF. Viemos aqui para poder adquirir um pouco mais de conhecimento de como funciona a área de nutrição, entre outros, para termos uma base melhor para podermos trabalhar”, afirmou.

O proprietário da Piscicultura Olimpo, Guilherme Pereira, que há nove anos trabalha no ramo, ressaltou a importância desses eventos para a troca de experiências entre os produtores e para adquirir novos conhecimentos junto aos técnicos do SENAR e palestrantes. “É muito válido encontros como esses porque nós temos a oportunidade de estar junto às instituições e ouvir um pouco do que está sendo tratado, não só na nossa realidade, mas na realidade dos nossos colegas. Essa troca de ideia tem sido muito produtiva, além de ser um privilégio abrir as portas da minha propriedade para receber um evento tão completo e de tanta importância”, afirmou.

Guilherme, que é atendido pela ATeG do SENAR-DF, lembrou da importância da Assistência Técnica e Gerencial para o seu negócio e recomendou que todos procurem o SENAR-DF. “A assistência técnica oferecida pelo SENAR-DF é de fundamental importância. Nós participamos da ATeG onde temos encontros mensais com a técnica que faz o acompanhamento em uma gama de atividades. Só tem a agregar, independentemente do tamanho da produção e da tecnologia utilizada. O SENAR-DF está bem preparado para oferecer soluções”, ressaltou.

Sobre o Circuito Agro

O Circuito Agro é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), que visa promover a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas à agropecuária.

O objetivo do programa é oferecer aos participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em temas como gestão rural, boas práticas agropecuárias, tecnologias aplicadas ao agronegócio, entre outras, de forma a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades.

O Circuito Agro é composto por uma série de eventos realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos do SENAR-DF e do Banco do Brasil, que compartilham conhecimentos e experiências com os produtores rurais e trabalhadores do campo interessados em aprimorar seus negócios.