SENAR-DF realiza 2º Seminário “Entenda melhor o eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb no meio rural”

Publicado em 14 de novembro de 2018

Para levar informações de qualidade sobre o “eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb” aos produtores rurais, técnicos da Emater/DF e profissionais das áreas de Recursos Humanos e Contabilidade, o SENAR-DF realizou na manhã do dia (31/10), o 2º Seminário sobre esse tema. O encontro aconteceu no auditório da Cootaquara em Planaltina (DF) e reuniu cerca de 50 participantes.

Especialista em Direito do Trabalho e consultora empresarial na área Trabalhista e Previdenciária, a palestrante, Dra. Ester Lima, explicou de forma didática que, “o eSocial não é uma nova obrigação tributária, mas sim uma nova forma de cumprir obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias já existentes, ou seja, as informações cadastratas pelo empregador para a apuração de tributos e contribuição do FGTS, serão integradas numa única plataforma digital”.

A advogada também alertou os participantes quanto aos prazos para o registro de informações do empregador rural e sobre a rigidez do novo sistema. “Em janeiro de 2019, o produtor poderá optar pela forma de contribuição previdenciária, por meio da produção ou pela folha de pagamento dos funcionários. Vale ressaltar, que o eSocial vai simplificar o processo, mas será mais rigoroso com a cobrança das obrigações, por isso esse é o momento de clarear as informações para que o empreendedor possa tomar decisões corretas e seguras, evitando futuros transtornos”, frisou.

O assessor sindical da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Evandison Silva de Deus, foi um dos participantes do Seminário, ele falou sobre a importância de disseminar o conhecimento a respeito dessa nova ferramenta, estipulada pelo governo, que junta todas as obrigações trabalhistas, tributárias e fiscais numa plataforma para envio. “Essa parte que toca principalmente sobre o eSocial é importante para o departamento sindical da CNA, porque é onde a gente capta as informações da parceria que foi feita aqui no DF, para ver como foi feito essa experiência e como a gente pode dissipar isso nos outros estados, facilitando a informação e o impacto do que vai ser o eSocial para o meio rural a partir de janeiro/2019”.

“A intenção é conhecer as boas experiências para multiplicar isso em prol do produtor rural, que não conhece ainda essa nova modalidade e para que ele não seja surpreendido com alguma notificação ou autuação”, completou o assessor.

O presidente do Conselho Rural de Planaltina, Teonildo Lino, disse que mobilizou produtores e contadores de 49 associações rurais que fazem parte do Conselho, para participarem da ação. “Eu vejo de forma positiva essa mudança, porque tudo que vier para modernizar com a informatização é válido e vai facilitar a vida de muitos profissionais envolvidos no processo, o Seminário foi esclarecedor sobre a nova forma de trabalhar com as informações trabalhistas e previdenciárias. Muito boa essa iniciativa do SENAR-DF em parceria com a Receita Federal”, declarou.

Mais informações específicas para o produtor rural sobre o eSocial e o EFD-Reinf (cartilhas, material em PDF, vídeos com cursos completos), você encontra no portal: www.cnabrasil.org.br/senar

Fonte: Ascom SENAR-DF