Parceria entre SISTEMA FAPE/SENAR-DF e Banco do Brasil promove Dia de Campo sobre Agricultura Orgânica*

Publicado em 18 de agosto de 2023

O Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, em parceria com o Banco do Brasil, promoveu nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Circuito de Treinamento Agro – Dia de Campo da Cadeia da Agricultura Orgânica, realizado em Santa Maria (DF), na Chácara Cultivida.

O Circuito Agro é uma iniciativa do Banco do Brasil, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que visa promover a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas à agropecuária.

A ação é composta por uma série de eventos, realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos das duas instituições, que compartilham conhecimentos e experiências com os produtores rurais e trabalhadores do campo, interessados em aprimorar seus negócios e conhecimentos em temas como gestão rural, boas práticas agropecuárias, tecnologias aplicadas ao agronegócio, entre outras, de forma a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas atividades.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, ressaltou a importância da parceria com o BB para levar capacitação e crédito aos produtores. “Mais uma edição do Circuito Agro, uma parceria do SENAR com o Banco do Brasil aqui no Distrito Federal. Essa é a quarta etapa neste ano de 2023. Realizamos a ação na propriedade de um dos nossos atendidos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e aqui o produtor trabalha com folhosas e também com o cultivo de tomate e morango orgânico. Recebemos produtores rurais e estudantes que vieram em busca de mais conhecimento da atividade realizada nesta propriedade”, destacou Schulter.

Para o diretor de agronegócio do Banco do Brasil, Wallace Fábio, a parceria entre as instituições reúne soluções para uma produção mais sustentável econômica, social e ambientalmente. “O Banco do Brasil, nessa parceria com o SENAR, visa apoiar os produtores que têm condições de desenvolver e produzir produtos mais sustentáveis para abastecer a sociedade. O Banco une a experiência do SENAR e a aptidão do agricultor para produzir, apoiando e oferecendo crédito”, ressaltou.

O gerente de soluções para o agronegócio e varejo do BB, Ricardo Stringari, também ressaltou a importância da sustentabilidade da produção e do crédito. “Além do conhecimento técnico, o nosso produtor fica capacitado para gerir a sua produção e fazer negócios sustentáveis. Hoje nós estamos aqui numa fazenda de produtos orgânicos muito bem assessorada pelo SENAR-DF. É importante essa parceria porque ela traz a sustentabilidade do crédito aplicada de uma forma mais técnica”, afirmou.

O Dia de Campo Circuito de Treinamento Agro Agricultura Orgânica foi estruturado em cinco estações que trataram dos seguintes temas: preparo do solo e adubação orgânica; sistema de irrigação por aspersão e gotejamento; manejo da cultura do tomate e manejo da cultura do morango. Além disso, os instrutores do SENAR-DF, Hallyne Guedes e Caetano Marinho, falaram sobre inteligência emocional.

Ricardo Máximo, técnico de campo da cadeia de agricultura orgânica do SENAR-DF, ressaltou que os participantes do dia de campo tiveram a oportunidade de fazer uma análise visual da produção orgânica, aprender sobre ATeG e certificação, comercialização e quais ferramentas o produtor utiliza para obter maior produtividade. “Eles tiveram a oportunidade de ver a prática de uma empresa que está há mais de 20 anos no mercado, que tem tecnologias aplicadas com soluções e grandes produtividades em culturas que são muito exigidas no mercado, como o morango, o tomate, a abóbora, a cebola e a batata, além das estratégias de comercialização”, explicou.

O produtor rural, Marilucio João da Silva João da Silva, que recebeu o dia de campo em sua propriedade, explicou que já atua no mercado de orgânicos desde 2003, junto com seus irmãos. Segundo ele, a parceria com o SENAR-DF ajudou a desenvolver a produção e enxergar o que precisava melhorar e investir no que estava dando certo. “A parceria com o SENAR-DF é bem importante. Tudo que vem de fora acrescenta demais para gente. Desde que a gente teve essa parceria, nós conseguimos ver o que estamos fazendo de errado e consertar e também enxergar aquilo que nós estávamos acertando para continuar fazendo. Eu super recomendo o SENAR porque ele muda totalmente a mentalidade do Produtor”, afirmou.

Ascom FAPE/SENAR-DF / Luiz Carlos Cenci