Programa HortifrutiBrasília realiza sua primeira capacitação

Publicado em 25 de maio de 2017

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank

Com o foco na capacitação do produtor por meio de temas que leve a inovação tecnológica ao aperfeiçoamento do conhecimento do produtor, o treinamento Cultivo de Morango em Substrato no Sistema “Poupa Água” acompanha todas as etapas do processo produtivo: implantação das tecnologias, elaboração dos custos de produção, boas práticas de comercialização. Tudo isso estará dentro do Programa HortifrutiBrasília, acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR.

Os participantes aprenderam métodos como adubação, tratamentos fitossanitários, qualidade da muda e folha, ciclo hormonal da planta, e a absorção, condições climáticas e a disponibilidade de água, que são fatores importantes para se obter um produto com boas características.

No início do treinamento, 21/04, os participantes fizeram uma visita técnica à Produção de Morango Orgânico, na Fazenda Malunga, que é referência em produção de hortaliças orgânicas no Brasil. Os morangos em produção orgânica apresentam maior intensidade na cor vermelha, quando avaliado objetivamente por um equipamento chamado colorímetro, embora essa característica tenha sido pouco evidente ao olho humano. Na visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a experiência que a fazenda vem desenvolvendo no cultivo orgânico do morango, conhecimentos que foram observados e relatados pela apresentação, na prática, pelo idealizador da Fazenda Malunga e Presidente do Sistema FAPE/SENAR, Joe Valle.

Nos dias 22 e 23, os participantes fizeram duas visitas técnicas em Brazlândia, nas propriedades do Fernando Kubota e Vicente Jorge, ambas produtoras de Morango Convencional, cujo é feito o plantio tradicional. Os frutos produzidos no sistema convencional apresentam menor custo e maior tempo de validade para a maioria das variáveis.

O restante do treinamento foi composto em sala de aula, onde foram apresentados os temas Manejo e Fertirrigação, Formulações de Adubação, Instalações e Equipamentos, Manejo de Irrigação em Substrato, Controle Biológico de Pragas e Doenças e Cultivo de Morango Suspenso em Substrato, pelo Engenheiro Agrônomo Joriel Araújo, Especialista em Nutrição em MG.

O objetivo do SENAR-DF. através do Programa HortifrutiBrasília, foi capacitar os técnicos de forma que eles possam replicar o método do cultivo do morango suspenso dentro de suas propriedades, relatou a Analista Técnica Paola Pimentel.