Estudantes encerram o ciclo do programa Jovem Aprendiz

Publicado em 25 de outubro de 2023

Uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF) com empresas do setor agropecuário, tem proporcionado oportunidades de emprego e formação profissional aos estudantes do DF através do Programa Jovem Aprendiz.

O Programa oferece uma série de benefícios, como vale-refeição ou alimentação, vale-transporte, férias remuneradas, 13º salário, FGTS, salário compatível com o mercado de trabalho, além da possibilidade do jovem ser efetivado na empresa após concluir o seu contrato como Jovem Aprendiz, que tem uma duração de 24 meses.

No primeiro ano, os jovens passam por uma capacitação teórica em sala de aula e, no segundo ano, realizam a parte prática nas empresas parceiras, visando promover o desenvolvimento de habilidades profissionais no meio rural.

Segundo Joana Vieira, supervisora do Jovem Aprendiz no SENAR-DF, o Programa tem um papel importante no progresso dos jovens com melhoria na qualidade, produtividade e competitividade para o ingresso no mercado de trabalho. “Dos 11 jovens que iniciaram o programa há dois anos, quatro deles foram efetivados no quadro das empresas, o que para nós é uma grande alegria, pois o nosso objetivo de inserir esses estudantes no mercado de trabalho foi alcançado”, destacou.

A supervisora do programa na empresa Tanaka, que produz, comercializa e distribui hortaliças em todo o DF, Tamara Gomes, disse que para a empresa, receber esses jovens é importante porque eles podem ser treinados para desempenhar atividades dentro da empresa, além de ajudar na vida profissional e na carreira desse aprendiz.

Mari Maiumi, supervisora do programa na empresa Alimentos Primavera, disse que foi uma experiência muito boa e que dos cinco aprendizes que iniciaram o programa, três foram contratados.

Jovens aprendizes no mercado de trabalho

Segundo Maria Cecília, que foi contratada após finalizar o programa Jovem Aprendiz pela empresa Tanaka, foi uma experiência importante onde ela teve a oportunidade de aprender sobre uma profissão tanto na prática quanto na teoria.

João Vitor Nunes, um dos aprendizes contratados pela Alimentos Primavera, também destacou a importância do Programa, enfatizando o aprendizado específico que ele oferece que não se aprende na escola.” O Programa Jovem Aprendiz me deu uma força muito grande. Eu aprendi muitas matérias interessantes e tirei muitas dúvidas sobre o trabalho. Eu recomendo, principalmente pelo aprendizado que eu tive”, afirmou.