Encontro da Agroindústria reúne diversos elos do setor para debater o tema

Publicado em 07 de agosto de 2023

Encontro da Agroindústria reúne diversos elos do setor para debater o tema

Chegou ao fim nesta sexta-feira (4), o 4ª Encontro Distrital da Agroindústria. O evento, que foi realizado pelo Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Seagri-DF), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio de outros parceiros, aconteceu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF) e teve a duração de três dias, com uma programação extensa voltada ao setor agroindustrial.

O presidente do Sistema FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF, Fernando Cezar Ribeiro, destacou o cenário agropecuário do DF, que é referência para o restante do país, e como as agroindústrias são importantes nesse contexto. “Possuímos a maior produtividade de soja, milho e trigo do país. Temos a única granja de suínos certificada com criação utilizando a técnica de bem-estar animal da América Latina e maior fazenda de produtos orgânicos. Temos uma avicultura pujante que representa 60% da economia da agropecuária do DF e várias tecnologias que fazem de Brasília uma vitrine tecnológica em todos os sentidos. Essa é uma oportunidade para as pessoas se relacionarem, criar networking e ver experiências inovadoras”, destacou.

O superintendente do SENAR-DF, Eduardo Schulter, lembrou que a instituição atua na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em 510 propriedades no DF e que 45 delas são da agroindústria de origem animal ou vegetal. “Nós temos queijarias, charcutarias, indústrias de sucos, de cerveja, cachaça e que agregam valor ao produto do nosso produtor rural. Por isso que esse é um tema tão importante para ser discutido”, destacou Schulter.

Para a subsecretária de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do DF, Danielle Araújo, o evento ajuda a desmistificar diversas questões, principalmente em relação à formalização das agroindústrias. Ela afirmou que após esses eventos sempre ocorre uma maior busca por formalização junto à Seagri. “Nós percebemos que esse encontro é importante para desmistificação em relação à dificuldade para registrar e legalizar as agroindústrias. Toda vez que a gente promove um evento como esse, nós temos muitos resultados positivos de indústrias procurando a Secretaria de Agricultura para fazer o registro. Aqui eles trocam experiências com outras pessoas e passam a entender que não é um processo difícil, é burocrático como muita coisa no serviço público, mas é possível e não é algo demorado. Ter um negócio legal ajuda a melhorar a comercialização e conquistar novos mercados”, destacou Danielle Araújo.

Segundo o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Marco Antônio Martins, esse ano o evento teve um recorde de público, com mais de 200 pessoas acompanhando, todos os dias, as palestras e seminários. “Batemos um recorde de participantes do Encontro Distrital da Agroindústria, lotando o auditório do CREA-DF de uma forma inédita”, afirmou.

A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, lembrou a importância do Sebrae no apoio às agroindústrias do DF. “Estamos abertos a empreender e concretizar sonhos, através de consultorias, orientações e cursos”, destacou. 

Durante o encontro, o SENAR-DF apresentou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e falou sobre o e-Social, sistema digital de envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

Também estavam presentes na ação, o secretário de Agricultura do DF, Fernando Antônio Rodriguez; o presidente da Emater-DF, Cleison Duval; o coordenador da Rota da Fruticultura, Luis Curado; o embaixador de Israel, Daniel Zonshine; a deputada federal, Bia Kicis; a presidente do CREA-DF, Maria de Fátima Có; o superintendente da pesca do Distrito Federal, do Ministério da Pesca e Aquicultura, Vitor Andrade, entre outras autoridades do setor e convidados.

Luiz Carlos Cenci / Ascom SISTEMA FAPE/SENAR/SINDICATOS-DF