Dia de Campo levou informações aos apicultores do DF

Publicado em 30 de outubro de 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF), em parceria com o Banco do Brasil, realizou nesta sexta-feira ( 27), o Dia de Campo do Circuito de Treinamento Agro da Cadeia Produtiva da Apicultura.

O Circuito Agro tem o objetivo de promover a capacitação e o desenvolvimento de produtores rurais e trabalhadores do campo, por meio de cursos, treinamentos e workshops em diversas áreas relacionadas à agropecuária.

O Dia de Campo da Cadeia Produtiva da Apicultura irá abordar temas como introdução às abelhas, histórico da apicultura, processo de africanização das abelhas, apicultura como atividade econômica, processos produtivos e colmeias racionais.

Segundo a analista supervisora do SENAR-DF, Joana Vieira, o circuito agro tem o objetivo de promover informações, treinamento e capacitação aos produtores rurais. “Viemos aqui hoje, mostrar o trabalho da ATeG realizado nesta propriedade que é referência. A ATeG ajuda o produtor a gerar mais renda e produzir mais e melhor”, ressaltou.

Rogério Costa Matos, técnico de campo da ATeG do SENAR-DF, explicou que, atualmente são 25 produtores atendidos na cadeia da apicultura pelo SENAR-DF, onde é realizado um acompanhamento mensal por até dois anos e que o perfil do apicultor está mudando, deixando de ser uma atividade secundária para ser a principal. “Hoje o perfil de quem está entrando, já é um perfil mais profissional, com CNP, buscando rótulo e formalização”, ressaltou.

Parceria que ajuda o produtor a crescer

A produtora rural Daniele da Costa Silva Carvalho possui 35 colméias de abelha sem ferrão da espécie Jataí, Uruçu, Bemjoi, Mandaguari, Marmelada, Jataí Negra, Borá e mais 17 colméias de abelha com ferrão da espécie Apis Mellifera. Segundo ela, com a assistência do SENAR-DF, o objetivo é colher uma tonelada de mel na safra de 2024. “Nós começamos a cerca de dois anos e a primeira colheita, por falta de formação técnica, foi de 40 Kg de mel em 15 caixas. Hoje nós estamos com a expectativa de colher 300 kg, mas com o apoio do SENAR-DF, nós estamos só melhorando e no ano que vem a tendência é de colher uma tonelada”, afirmou.

Parceria que beneficia o homem do campo

O Circuito Agro é um programa do Banco do Brasil, em parceria com o SENAR, voltado para o setor agropecuário que, além de levar conhecimento, oferece soluções financeiras e serviços especializados aos produtores rurais e empresas do agronegócio.

José Cláudio Silva Conceição, assessor de agronegócios da Gerência Técnica de Apoio ao Agronegócio do Banco do Brasil, apresentou aos produtores presentes no Dia de Campo, as linhas de crédito relativas ao Programa de Agricultura Familiar para o custeio, investimento, comercialização e industrialização da produção rural. A assistência técnica é essencial para qualidade do crédito rural e nós estamos aqui para prestar esse apoio aos produtores”, afirmou.

O Circuito Agro é composto por uma série de eventos, realizados em diversas regiões do país, com a participação de especialistas e técnicos do SENAR e do Banco do Brasil que compartilham conhecimento e experiência com os produtores rurais e trabalhadores do campo interessados em aprimorar seus negócios.