Conheça a história de João Gomes, o Juão de Fibra

Publicado em 26 de outubro de 2016

11053150_805998099456186_5618610954660843789_n

 

Conhecido como Juão de Fibra, João Gomes, Mestre Artesão de Referência Cultural e instrutor do SENAR AR/DF, nascido em 1970, em uma cidade no interior do Ceará, filho de pai pescador e mãe artesã, aos 13 anos de idade João Gomes já criava seus primeiros trabalhos retratando a natureza existente naquela localidade, e relata que teve e tem como inspiração a Dona Antônia Lopes de Oliveira, que foi a precursora do trabalho em Brasília. João hoje tem seu trabalho desenvolvido em sua maioria com o capim Colonião e fibras aquáticas, terrestres ou aéreas, mas tem a habilidade de adequar seu trabalho a qualquer matéria prima existente na localidade onde vai ofertar seu curso, que é o seu maior ponto forte. Sempre com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O capim colonião é originário da África, planta perene, forma touceiras grandes, densas e pode atingir até três metros de altura, possui resistência regular à seca.

De todas as comunidades rurais existente no DF, são poucas em que o mestre não efetuou seu trabalho. Comunidades como Chapadinha, Café sem Troco, PAD – Df, Renascer, Pequeno William, e outras. João tem todo o cuidado de ministrar o seu curso de forma única em cada comunidade, de forma que a comunidade crie uma identidade cultural de produtos com a matéria prima da região, como também efetua a plantação do capim colonião em localidades onde não há, sempre visando que os alunos produzam o produto a custo zero e que as comunidades não se choquem no futuro produzindo o mesmo produto.

img_0882

João retrata que o SENAR AR/DF veio apenas para somar em sua trajetória e que devido aos eficientes processos metodológicos de ensino usados nos cursos de Promoção Social, aperfeiçoou suas habilidades. D

Dona Lindalra Carvalho da Silva, 78 anos, presidente e fundadora da Associação da Comunidade de Chapadinha, retrata que tudo começou porque a gente precisava de uma creche para que as mulheres rurais pudessem deixar os filhos e irem trabalhar, no entanto observou a oportunidade de empreender e se animou com artesanato do capim Colonião, o qual observava diariamente em todas as propriedades da região podendo se tornar algo capaz de trazer dinheiro para as associadas.  Conheceu o João através de uma de suas palestras que ocorreu na Granja do Torto e ficou fascinada com o trabalho dele, após 3 (três) anos tentando levar o curso à comunidade, ela conseguiu através do SENAR AR/DF, a capacitação em Artesanato de fibras naturais, que serviu de base para construção do conhecimento das mulheres de sua comunidade.

Hoje, através dos cursos de Artesanato em Fibras Naturais, é notório o desenvolvimento da comunidade das mulheres rurais de Brazlândia – DF, sendo marcado pelo entusiasmo no trabalho do dia a dia, confeccionando variados tipos de bordados, e possuem o desejo de continuar enriquecendo seus aprendizados com novas técnicas para conseguir ainda mais serviços. O Resultado desse trabalho das entidades resultou na escolha de duas mulheres da comunidade para fazer parte do grupo de produção da empresa Juão de Fibra. Hoje João está com uma exposição de produtos de decoração na Casa Cor que vai até o dia 09 de novembro, onde os produtos foram feitos por suas alunas. “Hoje consigo ver que alunas têm uma concepção de empreendedorismo, crescimento pessoal e profissional através das Atividades de Promoção Social desenvolvidas pela instrução Juão de Fibra”.