Brasília é a 1ª Capital a receber ação que mostra o campo com tecnologia de realidade aumentada

Publicado em 15 de março de 2017

Foto: SENAR Brasil

Quem passou pelo shopping Pátio Brasil,  na nossa capital, teve a oportunidade de interagir virtualmente com animais e plantas. Animais como vacas, cavalos, porcos, bezerros, galinhas e pintinhos, plantações de milho, laranja e eucalipto. Pode parecer impossível, mas o SENAR reuniu tudo isso no shopping center através da tecnologia conhecida como realidade aumentada.  A inovação permite que o mundo real e o virtual se misturem através da projeção de figuras em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, numa tela separada, passa a sensação de acontecer no momento presente. A intenção foi aproximar o público urbano do ambiente de uma fazenda e mostrar o trabalho que o SENAR desenvolve e o potencial do meio rural.

Visitantes elogiam criatividade

As pessoas que passaram pela praça central do shopping se divertiram com a tecnologia, principalmente as crianças. Na opinião dos pais, a ação conseguiu unir o lúdico e o educativo,  envolvendo os pequenos com animais e a vida no campo.

“Eu achei achando super bacana porque aproximou as crianças dos animais. O meu filho mora em cidade grande e não tem contato nenhum. Ele está brincado a mais de meia hora e não quer sair de jeito nenhum. Para ele, esse momento vai ser inesquecível”, declarou a técnica em Enfermagem Carina Espindola da Luz, mãe de Ian, de 6 anos.

A estudante de Medicina Veterinária Raíssa Saad foi atraída para o local pelo mugido das vacas enquanto passeava. Na opinião dela, ações como essa despertam a curiosidade nas pessoas e ajudam a acabar com preconceitos que ainda existem em relação ao campo. “Mostra como é a vida no campo. Muita gente não conhece a realidade ou não tem acesso e eu achei bem divertido o jeito que vocês fizeram para mostrar. É bem atrativo. O preconceito existe porque, às vezes, a pessoa não conhece. Quem acaba conhecendo vê que pode ser bem divertido mexer com animais”, acredita.

A ideia foi mostrar aos brasileiros dos centros urbanos o trabalho da instituição, que leva cursos de formação profissional, ações de promoção social e assistência técnica aos brasileiros do meio rural, com a missão de disseminar conhecimento, tecnologia e inovação no campo, gratuitamente.