Últimas Capacitações do ano – Tecnologias ABC CERRADO

Publicado em 25 de outubro de 2016

O ABC Cerrado é um programa especial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com recursos oriundos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, na sigla em inglês) e administrados pelo Banco Mundial, que tem como objetivo instruir/capacitar o produtor rural a realizar a agricultura de baixa emissão de carbono através das quatro tecnologias disponíveis:

As capacitações serão ministradas em cursos de 56 horas. Para participar o produtor ou técnico da propriedade deverá escolher uma única tecnologia preencher a ficha anexa e nos encaminhar.

A alimentação e o material didático (garrafinha, mochila, apostila, boné, camiseta, caneta) serão fornecidos pelo Senar-DF.

 

RESUMO DE CADA TECNOLOGIA

1. Recuperação de Pastagens Degradadas – RPD: “A técnica consiste em transformar as terras degradadas em áreas produtivas para a produção para a produção de alimentos, fibras, biodiesel, florestas e carne, evitando a derrubada de novas áreas de florestas”;

2. Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF: “É uma estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, e busca, para um mesmo fim, efeitos convergentes entre os componentes (sinergia)”.

3. Sistema Plantio Direto – SPD: “É um tecnologia que dispensa o revolvimento do solo e que evita a erosão a partir da semeadura direta na palha da cultura anterior. A palha e os restos orgânicos protegem o solo e reduzem a perda de água. Assim, é possível manter a umidade, acumular carbono, aumentar a produtividade da lavoura e diminuir despesas com maquinário e combustível”.

4. Florestas Plantadas – FP: “O plantio de espécies florestais de rápido crescimento (eucalipto, pinus e acácia-negra, entre outras) proporciona renda, abastece um amplo mercado consumidor e reduz o carbono do ar por causa da fotossíntese”.

 

Programação ABC CERRADOimagem

Para se inscrever preencha esta ficha de inscrição, e encaminhe para o e-mail sindicatoruraldf@gmail.com a ficha preenchida.

ESCOLHA SUA TECNOLOGIA E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!