O que muda nas empresas rurais com a chegada do eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb

Publicado em 11 de outubro de 2018

O tema foi apresentado para mais de 80 pessoas em seminário promovido pelo SENAR-DF

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF) promove em outubro, dois Seminários com o tema: “eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb – O que muda no dia a dia das empresas”. O primeiro encontro teve como palestrante o Auditor-Fiscal da Receita Federal, Eugênio Pacelli Mendes Bomfim e reuniu mais de 80 participantes entre produtores rurais, agroindústria, profissionais das áreas: Contábil, Fiscal e Recursos Humanos. O evento aconteceu na manhã do dia (3), no auditório da COOPA-DF (PAD-DF).

A proposta do Seminário é disseminar conhecimento e orientar os usuários sobre o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), atualizando os setores rural e contábil a unificar o envio de dados dos trabalhadores para o governo federal, facilitando assim a vida dos contratantes, que terão de repassar certas informações uma única vez.

Durante a explanação, o Auditor-Fiscal mostrou que tudo é feito por meio eletrônico, evitando acúmulo de papéis e também múltiplos envios de informações ao Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e/ou à Receita Federal do Brasil (ou Fisco), por exemplo. Diversos assuntos também foram abordados: Contextualização do eSocial e principais mudanças; Etapas para Implantação; Acesso ao Sistema; Certificação Digital; Procuração eletrônica; Transmissão de arquivos; Comprovantes de entrega; Constituição de créditos e geração de guias de recolhimento; Cadastro da Empresa (S-1000); Cadastro de Estabelecimento e Obras (S-1005); Cadastros de Empregados entre outros.

O administrador Deivison Silva, trabalha na gestão de propriedades do DF e Entorno que produzem gado de corte/leite e cultivam grãos (soja, milho e feijão). Ele considerou o debate muito oportuno e parabenizou o SENAR-DF pela iniciativa de unir parceiros para o nivelamento das informações. “Nesse período de tramitação de leis e adaptações em relação ao Funrural e ao sistema eSocial , surgem muitas dúvidas no nosso setor, que é carente de informações, então com a presença da Receita Federal e da Caixa Econômica foi possível sanar algumas dúvidas. Iniciativas assim, são sempre bem vindas” declarou o gestor.

Em caso de dúvidas, os produtores e empresas rurais podem procurar o setor de arrecadação do SENAR-DF, que por meio dos multiplicadores do eSocial, está preparado para orientá-los. O agente de arrecadação Marco Vinício, ressalta ainda, que os casos mais complexos serão encaminhados aos auditores da Receita, responsáveis pelo plantão de dúvidas do eSocial para responderem, por intermédio da parceria formalizada entre o Sistema FAPE /SENAR-DF e a Receita Federal do Brasil, em maio deste ano.

O próximo Seminário será realizado no dia 31 de outubro na Cootaquara – Zona Rural Taquara (Planaltina-DF). Essa é mais uma ação do SENAR-DF em parceria com a Receita Federal e apoio da Emater-DF, Caixa Econômica Federal, COOPA-DF e Cootaquara.

 

 

 

 

Fonte: Ascom SENAR-DF