SENAR-DF promove curso de Sistema Plantio Direto para estudantes de Agronomia do ICESP

Publicado em 15 de junho de 2018

Alunos do 9º semestre do curso de Agronomia da Faculdade ICESP, em Águas Claras receberam até no dia 9 de junho, treinamento sobre Sistema Plantio Direto (SPD) do Projeto ABC Cerrado. O encerramento do curso foi na Fazenda Maringá, em Cristalina (GO), referência em tecnologias de precisão para conservação do solo. Através da visita técnica, os participantes conheceram a história da Maringá e seu projeto chamado “boi irrigado” da “Fazenda de Precisão”, além dos tipos de plantas de cobertura, maquinários utilizados no plantio direto e as culturas trabalhadas na propriedade: Soja, milho, trigo, frutas (uva Niágara de mesa, caqui e tangerina).

O curso SPD foi ministrado pelo instrutor do SENAR-DF, Ronaldo Trecenti, especialista nas tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Com participação de 22 universitários e duração de 56h, a atividade incluiu aulas teóricas sobre princípios, fundamentos e práticas para adoção e manutenção do Sistema Plantio Direto, além de 8h de visita de campo, complementando a grade curricular da graduação.

“O objetivo do curso é capacitar os estudantes, futuros multiplicadores das tecnologias da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono para que possam orientar e assistir os produtores rurais na adoção e melhoria da qualidade do SPD”, explicou Trecenti.

A parceria entre as instituições SENAR-DF e ICESP iniciou no ano passado, por meio da aproximação do coordenador do curso de Agronomia, Marcelo Marinho com o instrutor Ronaldo Trecenti. “Foi a melhor parceria na área de ensino e treinamento que a nossa Graduação teve em oito anos de existência, a capacitação foi excelente, o material é atualizado e o ministrante é simplesmente referência nacional nas tecnologias ABC”, elogiou o coordenador.

O produtor Leandro Sato foi um excelente anfitrião, para ele a troca de experiências durante a visita foi muito gratificante. “Espero que a visita tenha contribuído também para a experiência dos alunos e que eles aproveitem esse conhecimento de forma produtiva”. O engenheiro agrônomo ressaltou ainda, que, como produtor se sente na obrigação de sempre receber em sua propriedade, estudantes, pesquisadores e profissionais de ciências agrícolas, “a Fazenda Maringá estará sempre de portas abertas para essas iniciativas”.

Para Yasmin Garcia, a capacitação trouxe uma nova visão sobre o plantio direto. “O sistema é mais complexo do que eu imaginava, mas agora me sinto preparada para compartilhar o conhecimento e ajudar os produtores que conheço e trabalho, pois a maioria também não tem uma visão ampla e exata do que realmente é um sistema de plantio direto, empregando muitas vezes, métodos e manejo errados”, declarou.

“O treinamento me surpreendeu, muita dedicação e profissionalismo, mostrou mais do que eu esperava”, destaca o aluno Pedro Henrique Valentim. O estudante afirma que já busca oportunidades de trabalho na área do SPD. “Plantio direto é de grande importância para o agronegócio e o mundo, é a área que quero seguir e conquistar para minha carreira”.

Por fim, Sato deixou uma mensagem para os futuros agrônomos: “O mercado de trabalho para Agronomia é promissor e tem capacidade para absorver mais profissionais, desde que sejam interessados e tenham vontade de pensar em alternativas que ajudem a nossa atividade crescer”.

Sistema de Plantio Direto (SPD) é um sistema de manejo do solo, onde a palha e os demais restos culturais são deixados na superfície do solo protegendo-o do sol e da chuva. A técnica evita erosões e garante economia e sustentabilidade com a fixação do carbono no solo. No SPD, as operações de preparo do solo (aragem e gradagem) são eliminadas do processo de produção, mantendo assim a palhada intacta sobre o solo antes e depois do plantio. Outro princípio do Plantio Direto é a utilização da rotação de culturas, técnica mais adequada para conter as agressões ambientais realizadas pela agricultura.

 

Fonte: Ascom SENAR-DF