Sistema FAPE/SENAR-DF promove segunda edição do Eixão Agro

Publicado em 06 de junho de 2018

Com o objetivo de valorizar a produção e cultura agrícola do Distrito Federal e criar uma ponte entre os produtores rurais e os consumidores da cidade, acontece neste domingo (10) das 8h às 16h, a segunda edição do Eixão Agro. Uma iniciativa que preza pela escolha de alimentos saudáveis, pela qualidade das preparações e pela consciência do ato de se alimentar bem, além de aproximar as delícias do campo da vida urbana.

O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) e conta com o apoio do Sebrae-DF,  Sicoob e da Campo.

A expectativa do presidente do SENAR-DF, Fernando Ribeiro é que esta edição repita o sucesso do ano passado, com a participação de mais de 15 mil visitantes, e expressivo volume de vendas. “Nosso objetivo principal é apresentar à população de Brasília, o que é produzido e comercializado no DF e Entorno pelos produtores filiados ao Sistema FAPE/SENAR-DF e Sindicatos, além de estimular a economia local e a agricultura familiar. Queremos criar um contato direto entre produtores e consumidor final e mostrar a força do agronegócio para a população urbana”, explica.

Durante a exposição, o SENAR-DF apresentará o sistema hidropônico e semi-hidropônico para a produção de hortaliças e também o sistema de fossa biodigestora. Instrutores da entidade realizarão oficinas gratuitas sobre essas tecnologias do campo.

A segunda edição reúne cerca de 50 expositores, que estarão organizados em grupos no Eixão Norte, na altura das quadras 208/209,  para apresentar e também comercializar produtos, desde hortifrúti tradicionais e orgânicos a produtos de nossa agroindústria.  Uma das novidades deste ano é a tenda do café, onde todo o processo será demonstrado, desde o cultivo até a bebida pronta. Haverá também um barista para os preparos especiais de café e oficinas com dicas importantes sobre a bebida. E atendendo a pedidos, terá novamente  distribuição de mudas para os visitantes.

Agricultura no DF

Apesar de pequeno em extensão, o Distrito Federal possui uma rica faixa de terra produtiva. No total, 70% do território do estado é composto por terras rurais. O setor agrícola emprega cerca de 30 mil pessoas e o Valor Bruto da Produção (VBP) do estado gira em torno de R$ 2,5 bilhões, segundo a FAPE-DF.

“Nós temos produtores exemplares para o Brasil, de cultivo direto de grãos, como trigo, e de frutas, como o morango. O estado é referência em diversas áreas, apesar do território pequeno. O agronegócio é pujante, qualificado, e o desenvolvimento sustentável é possível para o campo. Hoje há uma convivência de crescimento mútuo do setor da agroindústria com a natureza”, destaca  Fernando Ribeiro.

 

Evento: Eixão Agro

Informações para imprensa:

Tato Comunicação: (61) 3263-8916

(61) 999889618 Jaqueline

(61) 99213-9013 Cíntia

Tato.mkt.imprensa@gmail.com