5º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial acontece em Brasília

Publicado em 31 de agosto de 2018

O encontro debateu novas estratégias para ampliar ações da ATeG  aos produtores rurais

O 5º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial reuniu presidentes e superintendentes das Administrações Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de todo o país. O evento aconteceu nesta quinta (30), na sede do Sistema CNA/SENAR em Brasília.

O encontro de trabalho teve o objetivo de alinhar procedimentos e ações prioritárias que possam ser executadas nos estados. Também foram apresentados os resultados e novos projetos para ampliação da metodologia do SENAR que está transformando a realidade de produtores rurais do Brasil.

O presidente do Sistema FAPE/SENAR-DF, Fernando Ribeiro e o superintendente do SENAR no DF, Everaldo Lima, participaram do Fórum e tiveram a oportunidade de conhecer o Programa de Aproximação com Instituições de Ensino.

“A proposta do Programa é buscar profissionais ainda no final de sua graduação para que conheçam as ações do Sistema e estejam aptos a atuarem como técnicos de campo do SENAR”, explicou Matheus Ferreira, diretor geral da Assistência Técnica e Gerencial.

O diretor ressalta que a ação integrada de um modelo de capacitação do produtor associada à oferta de ATeG, vai resultar na melhoria da produtividade. “Temos a proposta de atendimento integrando Assistência Técnica com capacitações de Formação Rural Profissional, de acordo com as prioridades das cadeias produtivas por estado”, afirmou.

O SENAR oferece ATeG há cinco anos e, nesse período, já beneficiou mais de 60 mil produtores rurais em 23 estados. A meta é que nos próximos quatro anos, outros 30 mil produtores brasileiros recebam as ações de produção assistida.  No DF, a atuação do Programa completou dois anos, comprovando melhores resultados técnicos e de gestão sustentável e lucrativa em 125 propriedades rurais da região, nas diversas cadeias produtivas: Agricultura Orgânica, Horticultura Convencional, Ovinocaprinocultura, Piscicultura, Suinocultura, Grãos e Fruticultura/Floricultura.

 

Fonte: Ascom SENAR-DF com informações do Senar Nacional

Fotos: Ascom CNA/Senar