“Terceira onda do Café” Engloba consumidores mais exigentes que buscam produtos de alta qualidade

Publicado em 17 de outubro de 2016

Este é o perfil mais recente dos apreciadores da bebida, que procuram características específicas do produto. Será um dos temas do Dia de Mercado do Café, no próximo dia 18/10,

O consumo do café pode ser dividido em “três ondas”. Esse conceito foi apresentado, em artigo para a Associação Americana de Cafés Especiais, em 2003, pela barista Trish Skeie, para definir os perfis dos consumidores da bebida. Na “primeira onda”, a energia proporcionada pelo produto, por conta da quantidade de cafeína em sua composição, era o principal atrativo para as pessoas. Na “segunda onda”, o objetivo era um pouco mais de qualidade, ainda que não fosse de alto padrão.

Na “terceira onda”, surge um novo tipo de consumidor, mais exigente, que busca detalhes sobre o café que está consumindo, como a propriedade, o processo de beneficiamento, o grau de torragem, a acidez e a doçura, entre outras informações. “Este ainda é um nicho de mercado, mas pode ser uma boa oportunidade de crescimento”, explica o tecnólogo em cafeicultura Eduardo Cesar Silva, coordenador do Bureau de Inteligência Competitiva do Café.

Ele será um dos palestrantes do Dia de Mercado do Café, que acontece na próxima terça-feira (18/10), em Linhares, no norte do Espírito Santo. O evento reunirá especialistas em cafeicultura para levar informações aos produtores rurais da região a fim de orientá-los na tomada de decisões e no gerenciamento de suas atividades.

Segundo Silva, “a terceira onda” é uma oportunidade para os cafeicultores que buscam consumidores que se encaixam neste perfil, com um produto selecionado, de características específicas e peculiares, para atender ao grau de sofisticação dos apreciadores do café de altíssima qualidade, assim como ocorre com outras bebidas, como o vinho. “A terceira onda vai valorizar a propriedade onde o café foi colhido e o nome dos produtores e eles têm condições de se adaptar a esta realidade”.

As perspectivas e tendências do mercado mundial do café e as oportunidades para o Brasil estarão em debate durante o Dia de Mercado de Café. O assunto será abordado pelo sócio e diretor da P&A, empresa de consultoria, trading e marketing, Carlos Brando. Para ele, o Brasil tem grande potencial para prosseguir seu crescimento no ramo da cafeicultura. “Hoje temos um consumo mundial de 150 milhões de sacas por ano e a tendência é de que aumente para 200 milhões de sacas. O Brasil é um forte e grande candidato para incrementar este volume”.

Segundo Carlos Brando, as grandes oportunidades e os desafios para o Brasil são ocupar o espaço previsto para o crescimento mundial do consumo do café. “Para isso, precisamos aprender como mecanizar as montanhas, mitigar as mudanças climáticas e reforçar o marketing do nosso produto”. O evento vai abordar também temas relevantes como custo de produção, tendências de mercado e alternativas de redução de custo.

Sobre o cenário brasileiro, o diretor descreve dois ramos. Um para o café arábica e outro para o conilon, conhecido também como café robusta. “O arábica, mais produzido, representa cerca de 60% do mercado, está empatado entre a oferta e a demanda. Já o café robusta ainda está em busca deste equilíbrio”.

A CNA espera que, com mais essa ação de capacitação, os produtores de café estejam ainda melhor preparados para enfrentar as adversidades do seu negócio, reduzindo os riscos e melhorando o gerenciamento de sua empresa rural.

O evento é organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (FAES) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Linhares e tem como objetivo difundir informações técnicas e gerenciais aos cafeicultores, a fim de contribuir para o aumento das margens de lucro da atividade e melhoria nos processos de gestão da propriedade cafeeira.

 

Dia de Mercado do Café
Data:
18 de Outubro
Local:
Hotel Days Inn – Linhares (ES)
Horário: 13h30 às 17h30
Inscrições: cna.campofuturo@cna.org.br; contato@sruraldelinhares.org.br

Informações: (27) 3371-2077/ (27) 3371-2078