Programa CNA Jovem – Os futuros líderes do Agro Negócio estão aqui

Publicado em 21 de outubro de 2016

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criaram o programa CNA Jovem, que teve sua primeira edição em 2014. O programa tem o objetivo de desenvolver novas lideranças para o campo e para o Brasil. Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, o programa prepara jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário, que transformou o País de importador a maior exportador mundial de alimentos.

O jovem participante do programa terá oportunidade de participar de trabalhos e discussões que visa o desenvolvimento de projetos de liderança com grande relevância para o Brasil, tendo convívio com lideres de referência em nossa sociedade. De 81 jovens, 3 serão escolhidos e seus projetos poderão ser desenvolvidos pela CNA e SENAR Nacional.

A partir de 2016, o programa que começou com edição nacional, passa a ter também etapas estaduais, ampliando seu alcance e profundidade.

 

Os três jovens que se destacaram com maior potencial de liderança na etapa estadual foram convidados a participar da etapa nacional do CNA Jovem. Mesmo as Federações que não patrocinaram a etapa estadual, puderam indicar representantes para participar da etapa nacional, desde que aprovados no processo seletivo.

14729137_589585334561049_6245319077867186343_n

A metodologia da etapa nacional do programa baseia-se num modelo inovador de liderança empreendedora. O programa é dividido em quatro encontros onde três já foram realizados. No 1º encontro foi apresentado o programa e realizado uma palestra sobre liderança, dinâmica de grupos, exercício inicial do propósito, exercício do foco de atuação de liderança, etc. No 2º encontro tiveram atividades, reuniões, apresentação de vídeos seguindo de discussões do mesmo, palestras, entrevistas, etc. Já no 3º encontro ocorreu além de palestra, vídeos dos mediadores, entrevista com o palestrante, ocorreu a gincana em grupo, onde foi desenvolvido e apresentado o projeto de cada grupo. O jovem será estimulado a construir e planejar sua trajetória de liderança em uma de cinco dimensões:

– Sindical

– Institucional

– Política

– Empreendedora

– Acadêmica

 

sdsddsd

Em sua fase final, os três selecionados representantes do DF são a Flávia Rabelo Passos com o projeto Curso em EAD para a Faculdade CNA, o Gabriel Botta Barretto com o projeto Feira da Honestidade e o Guilherme Araújo Pedrozo com o projeto Dia do Produtor na Cidade, todos indicados pela Federação da Agricultura e Pecuária do DF.

O prêmio para os três ganhadores será uma viagem internacional de 12 dias para a Nova Zelândia que ocorrerá em março de 2019 e um curso de inglês de 6 meses oferecido aos ganhadores antes da viagem, de forma que eles viagem com o inglês básico, durante o período da visita a Nova Zelândia ocorrerá um treinamento. Em 2014 os ganhadores foram para a China, onde a Nova Zelândia teve conhecimento do programa e convidou os próximos ganhadores das próximas edições para conhecer o país.

O último encontro dos participantes ocorre nos dias 25, 26 e 27 de novembro, e no dia 29 será anunciado os ganhadores, a votação passa pela coordenação, como também é feita pelos próprios participantes que receberam 100 Agrolecas (moeda criada para a votação) cada aluno, deixando o resultado justo, legitimando o papel e o projeto de liderança dos escolhidos junto a seus pares.