Mulheres fazem a diferença na gestão do setor agropecuário

Publicado em 01 de novembro de 2016

SENAR desenvolve um programa especialmente para as mulheres do setor agropecuário para ajudar na melhoraria da administração da propriedade

As mulheres têm papel efetivo na organização e estruturação do patrimônio das propriedades rurais, participam das grandes decisões e são bem-sucedidas na área de gestão. A avaliação é da chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves, ao conhecer o resultado da pesquisa que mostra perfil da mulher no agronegócio, divulgada no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio 2016.

Para Andréa o que mais chama a atenção nas mulheres do agronegócio é o investimento em capacitação continuada. “Elas querem produzir bons resultados e padrão na produção, mas também pensam na equipe como comunidade porque convivem com as famílias que estão dentro da propriedade rural. Elas são agregadoras, detalhistas, se preocupam com o bem-estar animal”, destaca Andrea.

Durante o evento, Andréa e a Coordenadora Técnica do Programa CNA Jovem, Fernanda Jackeline Nonato, também conheceram de perto a história de mulheres que fazem a diferença no setor agropecuário brasileiro. Ela conta que muitas produtoras receberam a propriedade rural como herança e já estavam inseridas no processo de sucessão, a herança programada. Outras tinham familiares na propriedade rural, mas deixaram o campo para estudar na cidade e, depois, precisaram voltar para assumir a gestão da propriedade. Além das representantes de Brasília, Andréa e Fernanda, estavam presentes no congresso técnicas de algumas regionais do SENAR e uma participante do CNA Jovem 2016, Talitha Tábatha do Ceará.

A coordenadora do CNA Jovem diz que participar desse tipo de evento e a rede de contato que proporciona é oportunidade riquíssima. “Afinal, tínhamos ali várias mulheres que são ícones dentro do setor e que tem muito a contribuir para o nosso programa e as demais ações de continuidade na Rede CNA Jovem. Isso nos faz perceber o quanto as mulheres do setor, das mais jovens as mais experientes,  estão sedentas por conhecimento e o quanto elas valorizam as oportunidades, as tendências de gerenciamento e a inovação”, declara Fernanda.

Com Licença Vou à Luta

O SENAR desenvolve um programa especialmente para as mulheres do campo. Com carga horária de 40 horas/aula, as participantes aprendem noções de gestão e com conteúdos específicos de desenvolvimento humano. O Programa ajuda as mulheres a melhorar a administração da propriedade, seja como chefe de família ou auxiliando o marido e transformando a participação feminina em fator decisivo para o sucesso da empresa rural.

Resultado da pesquisa

As mulheres geralmente são mais sensíveis, abertas a inovações, possuem visão sistêmica dos processos e têm grande capacidade de transformação e buscam constantemente a qualidade. De acordo com a pesquisa sobre o perfil da mulher do campo, essas características também se aplicam às produtoras rurais. O levantamento aponta que, das 300 entrevistadas, 57% participam ativamente dos negócios rurais; 2/3 são casadas e têm filhos; 88% se consideram independentes financeiramente; 60% tem curso superior completo e 55% acessam a Internet diariamente.

Fonte: CNA