Alunos do curso Técnico em Agronegócio do SENAR-DF participam de visita de campo sobre sistema agroflorestal

Publicado em 30 de junho de 2018

Com o objetivo de agregar mais conhecimento aos alunos do Curso Técnico em Agronegócio, do polo Brasília, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-DF), realizou este mês, a primeira visita de campo da turma. Na oportunidade, os participantes conheceram a chácara Vida Verde, localizada na área rural de Ceilândia (DF). Acompanhada pelo instrutor Rogério Matos, a visita foi uma verdadeira aula prática sobre agroecologia, e serviu para integrar a grade curricular do curso.

Cinco dos oito hectares da chácara Vida Verde são dedicados à produção de frutas e hortaliças orgânicas. Segundo o produtor Valdir Oliveira, até 2007, a propriedade seguia o modelo de agricultura convencional, de tudo desmatar para abrir espaços à monocultura de alface e chuchu. “Nesta época, eu não tinha consciência de que é possível plantar e preservar ao mesmo tempo, só depois de buscar capacitação com a Emater, que eu acordei para a agroecologia, e hoje me considero um apaixonado pela agricultura orgânica”, declarou.

Hoje, a propriedade cobre a área com uma infinidade de espécies. “Há três fileiras de agrofloresta, entre as faixas, eu planto as hortaliças, e toda a adubagem é orgânica, feita aqui mesmo”, conta Oliveira.

O produtor ressalta também, que a Assistência Técnica e Gerencial – AteG do SENAR-DF  mudou o olhar dele para o negócio, principalmente na parte gerencial. “O pequeno produtor rural carece de informação e orientação, por falta de gestão ele paga para trabalhar, movimenta muito dinheiro, mas não tem lucro. Eu passei dois anos produzindo só chuchu, até me dar conta que ninguém vive de uma cultura só, passei aperto, mas com ajuda do SENAR-DF e da Emater redesenhei minha propriedade e tudo começou fluir bem. Hoje trabalho menos e ganho mais dinheiro do que no sistema antigo, pois a produção é diversificada e mais valorizada”, comemora o goiano Valdir de Oliveira.

Para o aluno Israel Rios, esse tipo de aula facilita a aprendizagem do que está sendo repassado no curso. “Acredito que o dia de campo foi bem proveitoso para todos nós alunos, fiquei encantado com a história do produtor Valdir, que buscou a realização de um sonho, transformar sua produção convencional em modelo de produção agroecológica e sua propriedade numa pequena agrofloresta, neste modelo ele encontrou vários benefícios técnico e econômico para o seu negócio. Com certeza sairemos daqui com uma bagagem muito grande de conhecimento”, comentou o estudante.

O Curso Técnico em Agronegócio do SENAR-DF é gratuito e semipresencial, ideal para quem não tem tempo ou possibilidade de frequentar aulas em uma escola regular. Oitenta por cento das aulas são à distância, disponibilizadas na internet e em vídeos. Para reforçar os conteúdos, o aluno conta com apostilas elaboradas com exclusividade para o curso.

 

Fonte: Ascom SENAR-DF