SENAR-DF terá ações voltadas à tecnologia digital na Agrobrasília 2018

Publicado em 30 de Abril de 2018

A tecnologia digital está transformando o agronegócio e o homem do campo. Essa será a temática da Agrobrasília 2018 e da programação do SENAR-DF dentro da Feira Internacional dos Cerrados que acontece entre os dias 15 e 19 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR 251 km 05 (PAD-DF).

Para a 11ª edição da Agrobrasília, o Sistema FAPE/SENAR-DF preparou uma programação repleta de novidades, com o primeiro treinamento de operação e mapeamento de drone, exposições de tecnologias para a agricultura, oficinas e palestras sobre as tecnologias digitais utilizadas nas cadeias produtivas assistidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – AteG do SENAR. As atrações são voltadas a produtores rurais, profissionais que atuam no setor e estudantes.

“O que há de mais moderno na informação digital que beneficia o trabalho do produtor rural nas cadeias da Suinocultura; Horticultura e Grãos; Agricultura Orgânica, Piscicultura e Ovinocaprinocultura serão mostradas em nosso estande”, destaca o superintendente do SENAR-DF, Everaldo Lima.

Uma das palestras, em parceria com a empresa Agrosmart irá apresentar um software que através de aplicativo para celular gerencia os sistemas de irrigação. De acordo com Everaldo, o tema é bastante interessante e atende tanto os agricultores orgânicos e horticultores, quanto aos grandes produtores de grãos. Nas áreas de agricultura orgânica, ovinos e caprinos será apresentado também um software de gestão que mensura a produção e acompanha os resultados técnicos.

Na exposição será exibida a tecnologia de captação de energia fotovoltaica que gera um sistema de bomba de irrigação e toca o sistema de produção hidropônica e semi-hidrôponica. Outra novidade do estande é a Aquaponia – sistema de cultivo que integra a criação de peixes e a hidroponia. E ainda na área da piscicultura, instrutores do SENAR mostrarão aos visitantes o sistema de aeração, totalmente informatizado para o uso do tanque de peixes construído com ferro solo e cimento, que se mantém fixo no local do evento, desde edições anteriores.

Essas e outras tecnologias serão expostas durante os cinco dias de feira no estande do Sistema FAPE/SENAR-DF, dentro do espaço Sebrae. Confira aqui a nossa programação completa e participe! 

Fonte: Ascom SENAR-DF