SENAR-DF realiza Capacitação Metodológica para novos Instrutores

Publicado em 15 de maio de 2017

 

Fotos: SENAR-DF

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal concluiu hoje o treinamento Metodologia da Formação Profissional Rural e Promoção Social, para os 18 novos instrutores e educadores que atuarão na instituição.

O objetivo da capacitação metodológica dos novos instrutores é preparar os candidatos ao modelo de atuação do SENAR, tornando-os aptos para ministrar os cursos dentro do padrão de qualidade da instituição.

 “A missão do SENAR, por meio deste curso, é fazer com que eles se vejam como educadores e como agentes de transformação, não só mantendo as características de cada um, mas incorporando a filosofia da nossa entidade para aplicar no dia a dia deles. Agora, os novos instrutores estão preparados para  transmitir o conteúdo dos cursos e treinamentos de maneira eficaz, promovendo a qualificação profissional do homem e da mulher rural”, comentou a Engenheira de Alimentos Fernanda Regina Silva, instrutora da capacitação.

O participante tem a oportunidade de aprender os fundamentos educacionais para a melhoria da qualidade de vida do homem rural. “Muitos de nós viemos de uma formação acadêmica bastante técnica e precisamos aprimorar o processo de ensino-aprendizagem para compreender o que é essencial para as pessoas do campo. Com essa didática, podemos atender muito mais aos anseios de cada um deles”, afirmou o Zootecnista Leonardo Ferreira Alves, futuro Instrutor do SENAR-DF.

“O objetivo de capacitar esta nova turma de instrutores está dentro das estratégias da gestão, em atender os anseios dos produtores rurais associados aos seus respectivos sindicatos. Com isso, a regional irá atender novas ocupações que são demandadas pelos presidentes dos sindicatos, tais como, segurança do trabalho, operação e manutenção de máquinas agrícolas (Agricultura de precisão), cultivo de maracujá e goiaba, floricultura de corte e tropicais, e elétrica rural, entre outros, que também são demandas do mercado de trabalho rural. Nosso objetivo é sempre atender as expectativas do produtor e trabalhador rural.” afirma Everaldo Firmino, Superintendente do SENAR-DF.