SENAR-DF promove palestra sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária no 1º Encontro Distrital da Agroindústria

Publicado em 18 de Abril de 2018

Pensando em levar informações e sanar dúvidas sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária na área rural, o SENAR-DF promoveu palestra para debater o tema na quinta-feira (12) durante o I Encontro Distrital da Agroindústria.

A palestra instrutiva foi apresentada pela advogada trabalhista e consultora empresarial Ester Lima, que na oportunidade orientou os produtores rurais e a agroindústria sobre legislação trabalhista, tributária e arrecadação. “O assunto é importante, algumas pessoas ainda têm dúvidas, então essa iniciativa despertou no público participante o interesse no ponto da reforma trabalhista que impactou a legislação rural e nas alterações da parte de arrecadação”, comentou a advogada.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais da Barra Alta (Aproalta) e produtora rural Maria Estela Barreto, disse que a busca pelo conhecimento foi motivação para ela e os colegas da associação participarem do evento. “Sentimos a necessidade de saber sobre as exigências legais para a criação de uma agroindústria, as questões trabalhistas e como é a realidade de produzir alimentos e vender para o consumidor”. Maria Estela falou ainda, que ela junto com os produtores da Aproalta pensam em formar uma agroindústria comunitária para a comercialização de mandioca. “Esse seminário serviu para nos orientar na nossa tomada de decisão”, destacou.

O secretário de Agricultura, Argileu Martins ajudou na entrega de brindes do SENAR-DF

Durante os quatro dias de evento o SENAR-DF instalou um pequeno estande de informações sobre os cursos, treinamentos e serviços oferecidos, muitos visitantes passaram por lá e aproveitaram a ocasião para conhecerem melhor a entidade. No final da palestra foi apresentado pelo mobilizador de cursos Edvan Oliveira, o Programa ABC Cerrado e teve também sorteio de brindes.

 

 

 

Sobre o evento

Com intuito de impulsionar o mercado local e fortalecer a cadeia agroindustrial no DF, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou entre os dias 10 e 13 de abril, o I Encontro Distrital da Agroindústria. O evento aconteceu na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa Cenargen), no Parque Estação Biológica, na Asa Norte.

Dividida em quatro painéis (Empreender, Formalizar, Funcionar e Comercializar), a programação incluiu palestras e cursos destinados a produtores rurais, responsáveis técnicos e estudantes universitários. Segundo dados da Seagri-DF, “a região possui  212 agroindústrias registradas na Secretaria e movimentou mais 40 mil toneladas de produtos processados em 2017”.

O encontro foi organizado em parceria com a Embrapa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (SENAR-DF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF).

 

Fonte: Ascom SENAR-DF