IFB recebe curso de Inseminação Artificial em Bovinos

Publicado em 23 de Abril de 2018

Promovido pelo SENAR-DF o curso de Inseminação Artificial em Bovinos aconteceu entre os dias 16 e 20 de abril no Instituto Federal de Brasília – IFB, campus Planaltina-DF. Com 11 participantes e carga horária de 40 horas, o treinamento foi aplicado aos estudantes da área agropecuária, produtores e trabalhadores rurais.

O uso da Inseminação Artificial é uma ferramenta essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos. “Das biotécnicas existentes que são aplicadas à reprodução animal, a IA é a mais antiga e a mais eficiente”, destaca o instrutor do curso Marcos Horta. A partir do momento que passaram a congelar o sêmen, a técnica tornou-se mais rápida e mais controlada, viabilizando o uso de sêmen do animal em épocas futuras.

De acordo com Marcos Horta, a capacitação apresenta detalhadamente todas as etapas da IA e as suas principais vantagens. Desde o manejo do gado, nutrição, pastagem e mineralização até a infraestrutura para realizar os seguintes procedimentos técnicos: Conhecer e manejar o botijão de nitrogênio, o aparelho reprodutor da vaca (utilizando peças); Reconhecer as etapas e ciclos do cio das vacas para saber o momento certo para realizar a IA; Conter a vaca, preparar todo o material, identificar o sêmen no botijão, descongelar o sêmen, montar o aplicador e inseminar o animal.

A zootecnista Aline Pereira destaca que o treinamento superou suas expectativas. “Busquei o curso porque tinha interesse em aprofundar na prática, meus conhecimentos na área de reprodução, gostei muito da didática das aulas e do instrutor, que mostrou muita experiência técnica sobre o assunto”, declarou a aluna do curso Técnico em Agroindústria do IFB.

Fonte: Ascom Senar-DF