Brasília recebe o I Encontro Distrital da Agroindústria

Publicado em 03 de Abril de 2018

Entre os dias 10 e 13 de abril, Brasília recebe o I Encontro Distrital da Agroindústria,  o evento acontece no Auditório da Embrapa Cenargem – STN (Asa Norte)  e será realizado pela Seagri-DF com o apoio do Sebrae-DF e Senar-DF.  

O objetivo do encontro é construir um debate entre as agroindústrias, sociedade civil, governo, organizações do setor produtivo e demais envolvidos na produção de alimentos do Distrito Federal e futuros empreendedores, no sentido de promover e fortalecer a cadeia agroindustrial da Capital Federal.

Existem atualmente 212 agroindústrias registradas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no Distrito Federal, processadoras de produtos de origem animal e vegetal. Estes estabelecimentos são responsáveis pela oferta de alimentos de qualidade à população do DF e entorno. Foram mais de 165.00 animais abatidos e aproximadamente 40.000 toneladas de produtos processados, sob inspeção distrital, somente no ano de 2017. As características do Distrito Federal, detentor da maior renda per capita do país, e com um bom nível de tecnificação do meio rural, são altamente favoráveis para a consolidação de uma cadeia agroindustrial forte, abrangendo todas as atividade do pequeno ao grande porte.

Discutir a agroindustrialização do setor agropecuário é estratégico, visto que é uma forma importante de agregação de valor ao produto agropecuário, considerando que o mercado consumidor do Distrito Federal está em franca expansão, e que as agroindústrias locais ainda não conseguem suprir toda a demanda dos mais de 3 milhões de residentes.

Além disso, o Distrito Federal encontra-se em um importante momento de definição de políticas públicas e regulamentação do setor agroindustrial, no sentido de impulsionar todas as etapas de produção, formalização, operação e comercialização da atividade. Para isso, diversas ações estão sendo construídas, abrangendo o incentivo às boas práticas de produção, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializada, o estabelecimento de linhas de crédito específicas para a agroindústria, a adequação da legislação ambiental, o acesso ao mercado, a desburocratização do processo de formalização da empresa e a regulamentação do tratamento simplificado à atividade das agroindústrias de pequeno porte.

O evento visa contribuir para o avanço das políticas públicas do setor, mostrando aos interessados como formalizar o seu negócio e encontrar novos caminhos de comercialização. Além de promover um espaço de diálogo e de construção coletiva de novos caminhos para o desenvolvimento da cadeia agroindustrial do DF.

 Confira a programação e participe!

programação agroindústria (1)

Fonte: Seagri-DF