Curso de Drone do SENAR-DF será lançado na Agrobrasília 2018

Publicado em 03 de Maio de 2018

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/DF oferece a partir deste mês, curso inédito em Capacitação de Operação de Drone. O lançamento do treinamento módulo I acontece durante a Agrobrasília nos dias 17, 18 e 19 de maio, com carga horária de 24 horas e vagas limitadas para 10 participantes.

A utilização de drones na agropecuária têm crescido. Sua versatilidade vale o investimento, já que os pequenos robôs voadores podem ajudar no mapeamento, pulverização, irrigação de lavouras e até impedir ações de criminosos nas propriedades rurais.

De acordo com o instrutor José Carlos Pottier Jr., o curso direcionado a produtores e profissionais da área rural, tem o objetivo de capacitar o aluno na parte teórica quanto à definição de drone e na parte prática na realização de manobras básicas. “Será explorado a questão operacional dos equipamentos, como detectar a estrutura necessária para a sua realidade no campo, noções de legislação e os benefícios de se utilizar as máquinas voadoras. A expectativa é que ao final do treinamento, a turma tenha conhecimento necessário sobre as regras para a correta utilização de drones e saiba executar as principais manobras de voo”, explica Pottier.

O superintendente do SENAR-DF, Everaldo Lima adianta que a Capacitação em Operação e Mapeamento de Drone será lançada na grade curricular do “Programa Agricultura de Precisão do SENAR-DF” e as turmas serão formadas conforme as demandas. “Produtores rurais filiados aos sindicatos terão prioridade na participação do curso”, ressalta.

Durante o curso, o drone utilizado como referência será o modelo Phantom 4 Pro da DJI, atualmente usado em diversas áreas que empregam drones como mapeamento, acesso a áreas de risco ou de difícil acesso, monitoramento e patrulha de áreas urbanas e rurais por órgãos de segurança pública, entre outros.

Fonte: Ascom SENAR-DF