DF é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação

DF é reconhecido como estado livre de aftosa sem vacinação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), a Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o Distrito Federal como livre de febre aftosa sem vacinação.

O 2º vice-presidente da FAPE-DF, Alexandre Cenci, comentou essa conquista do setor agropecuário do DF, que teve a Federação de Agricultura/SENAR e Sindicatos, junto com a Secretaria de Agricultura / Defesa Agropecuária como uma das principais instituições à frente dessa conquista. “Fica o reconhecimento do trabalho exercido pela Federação de Agricultura, juntamente com a Secretaria da Agricultura, nesse trabalho sanitário, que ao mesmo tempo chancela o acesso a mercados importantes”, ressaltou.

O diretor da FAPE-DF, José Brilhante Neto, explicou que esse reconhecimento evita que o Distrito Federal fique isolado no centro do país, pois todos os estados vizinhos foram reconhecidos como livres de aftosa sem vacinação. “Se o Distrito Federal não conseguisse entrar nesse grupo, nós iríamos ficar isolados, sem poder circular animais daqui para fora e nem trazer animais para o DF”, explicou.

Brilhante, que também cria animais da raça Guzerá, ressaltou que a FAPE-DF ficou responsável pela criação e gestão do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do DF (Fundepec), obrigatório para que o DF pudesse ser reconhecido como livre de aftosa sem vacinação. “A gente conseguiu atingir as metas que foram propostas para o DF. A Federação correu atrás e uma das ações que tínhamos que fazer, era um fundo privado para garantir recursos em caso de ocorrência de algum sinistro. O Fundepec foi criado exatamente com essa finalidade e a gente conseguiu atingir os objetivos”, afirmou Brilhante, que também destacou o papel fundamental da Seagri, que fez todo um movimento junto aos pecuaristas para que o DF pudesse caminhar junto com os outros estados.

Sobre o Fundepec

O Fundepec-DF é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), pela Associação dos Avicultores do Planalto Central (Aviplac), Associação dos Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e Associação dos Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin).

Outros estados também foram reconhecidos

A portaria também reconhece como estados livres de aftosa sem vacinação, os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Ela também proíbe o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa nesses estados.

Acesse aqui a portaria e saiba mais!
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mapa-n-665-de-21-de-marco-de-2024-549861797